sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Time's Up com ficheiros

Aparentemente não demorou muito tempo, tal como tinha dito no post anterior seria interessante que os tempos guardados pudessem ser recuperados para sessões posteriores, assim adicionei dois botões à interface.



O botão Gravar vai gravar num ficheiro de texto os dados relativos aos tempos intermédios.
O botão Limpar, tal como o nome indica, apaga os tempos da textview não do ficheiro.

O código


A função associada ao botão Limpar:
    //função para limpar a textview 2
    public void bt_limpar_click(View v){
    tv2.setText("");
    }
Simples, sem comentários.


Agora a função associada ao botão Gravar:

    //gravar no ficheiro os tempos
    public void bt_gravar_click(View v){
    try{
    File myfile = new File(ficheiro);
    myfile.createNewFile();
    FileOutputStream fOut = new FileOutputStream(myfile);
    OutputStreamWriter myOutWriter = new OutputStreamWriter(fOut);
    myOutWriter.append(tv2.getText());
    myOutWriter.close();
    fOut.close();
    showMessage("Gravado com sucesso!");
    }catch (Exception ex){
    showMessage(ex.getMessage());
    }
    }
Nesta função criamos um ficheiro e associamos um Output Stream a esse ficheiro que depois utilizamos para gravar o conteúdo do textView2.

Por fim a função que abre e lê o ficheiro sempre que a aplicação é iniciada:
    //função para ler o ficheiro e adicionar à textview
    public void ler_ficheiro(){
    try{
    File myfile = new File(ficheiro);
    FileInputStream fIn = new FileInputStream(myfile);
    BufferedReader myReader = new BufferedReader(new InputStreamReader(fIn));
   
    String aDataRow="";
    String aBuffer="";
    while((aDataRow=myReader.readLine())!=null){
    aBuffer +=aDataRow + "\n";
    }
    tv2.setText(aBuffer);
    myReader.close();
    showMessage("Tempos carregados!");
    }catch (Exception ex){
   
    }
    }
Esta função é chamada na função onCreate.

Não nos podemos esquecer de adicionar ao manifesto da aplicação a permissão com a seguinte linha:
<uses-permission android:name="android.permission.WRITE_EXTERNAL_STORAGE" />

E assim temos um projeto completo, o próximo passo é visual, tenho de começar a ter mais cuidado com a interface, até agora tem sido só atirar botões e textviews para o ecrã e depois se vê.

A nova versão do projeto e da aplicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário