O projeto é muito simples, vamos inserir um botão na interface para ligar e desligar a luz do flash que vamos utilizar para a iluminação.
Primeiro a interface, o código:
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<RelativeLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
android:id="@+id/relativeLayout1"
android:layout_width="fill_parent"
android:layout_height="fill_parent" >
<Button
android:id="@+id/buttonFlashlight"
android:layout_width="wrap_content"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_centerVertical="true"
android:layout_centerHorizontal="true"
android:text="Luz" />
</RelativeLayout>
Muito simples, só um botão, optei por inserir o texto diretamente na propriedade do botão uma vez que não vou reutilizar o texto nem pretendo traduzir a interface para outra língua.
Agora as permissões, para podermos ligar e desligar a luz do flash do telefone precisamos de autorização. Para isso adicionamos a seguinte linha ao manifesto da aplicação:
<uses-permission android:name="android.permission.CAMERA" />
Para além disso devemos indicar que a aplicação requer a camera com a seguinte linha:
<uses-feature android:name="android.hardware.camera" />
O manifesto completo fica assim:
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
package="edu.pjcferreira.flashlight"
android:versionCode="1"
android:versionName="1.0" >
<uses-sdk android:minSdkVersion="10" />
<uses-permission android:name="android.permission.CAMERA" />
<uses-feature android:name="android.hardware.camera" />
<application
android:debuggable="true"
android:icon="@drawable/ic_launcher"
android:label="@string/app_name" >
<activity
android:label="@string/app_name"
android:name="edu.pjcferreira.flashlight.FlashLightActivity" >
<intent-filter >
<action android:name="android.intent.action.MAIN" />
<category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
</intent-filter>
</activity>
</application>
</manifest>
Por fim o código, igualmente simples. Na função onCreate vamos associar um evento click ao botão para ligar e desligar a luz, mas a parte mais difícil não é essa, primeiro temos de verificar se o programa já está em execução e não está a ser retomado, para isso temos uma variável boolean que passa de false para true quando o programa já está em execução.
Caso seja a primeira vez verificamos se temos camera e em caso afirmativo capturamos o dispositivo para o nosso programa.
Dentro da função onClick ligamos e desligamos o flash através da função setFlashMode.
Aqui fica o código completo:
public class FlashLightActivity extends Activity {
//luz ligada
protected boolean isLighOn = false;
//camera
private Camera camera;
//botao da atividade
private Button button;
private boolean repete=false;
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.main);
if(repete==false){
repete=true;
button = (Button) findViewById(R.id.buttonFlashlight);
setRequestedOrientation(ActivityInfo.SCREEN_ORIENTATION_PORTRAIT);
Context context = this;
PackageManager pm = context.getPackageManager();
// if device support camera?
if (!pm.hasSystemFeature(PackageManager.FEATURE_CAMERA)) {
Log.e("err", "Dispositivo não tem camera!");
return;
}
camera = Camera.open();
final Parameters p = camera.getParameters();
button.setOnClickListener(new OnClickListener() {
@Override
public void onClick(View arg0) {
if (isLighOn) {
Log.i("info", "luz está desligada!");
p.setFlashMode(Parameters.FLASH_MODE_OFF);
camera.setParameters(p);
camera.stopPreview();
isLighOn = false;
} else {
Log.i("info", "luz está ligada!");
p.setFlashMode(Parameters.FLASH_MODE_TORCH);
camera.setParameters(p);
camera.startPreview();
isLighOn = true;
}
}
});
}
}
@Override
protected void onStop() {
super.onStop();
if (camera != null) {
camera.release();
}
}
}
Não esquecer a função onStop que liberta a camera quando o programa é fechado.
Para evitar problemas quando o telefone muda de posição a interface fica bloqueada em posição vertical.
O projeto pode ser retirado aqui.
A aplicação pronta a usar está aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário